15 de dezembro de 2015

Dandara, uma guerreira, esposa de Zumbi dos Palmares

     Hoje resolvi escrever sobre uma guerreira que quase não mencionam nas escolas: Dandara. Eu só tomei conhecimento de sua existência depois de adulta. Uma pena, pois sua história levanta a autoestima da população negra. Ela é um símbolo de luta, assim como Zumbi. Seria interessante que pudéssemos conhecer não só sobre Zumbi, mas também sua companheira. Juntos eles formaram uma família.
      

imagem: girasp.com.br/2014/11/festa-dandara-guerreira - evento: Nossacasa Confraria das Ideias


      Dandara teve três filhos, Motumbo, Harmódio e Aristogíton. Sua história acontece no período colonial. Encontramos poucos registros sobre ela, alguns passeiam entre a realidade e a lenda. Foi uma mulher de ação, opinião e forte resistência. Caçadora, lutadora, trabalhadora, mãe e uma esposa parceira.

      Nas histórias que se contam, dizem que lutava capoeira com maestria. Entrava em luta corpórea com homens e mulheres e sabia empunhar armas quando era preciso defender a si e seu povo dos escravizadores. Viveu no período colonial e lutou em diversos ataques que fizeram ao Quilombo dos Palmares. Caçava e se dedicava a agricultura, participava das estratégias de resistência. Em Palmares cultivavam milho, mandioca, feijão, batata-doce, cana-de-açúcar e banana e ela também participava do cultivo.

     O governo português fez um acordo onde os habitantes do Quilombo dos Palmares seriam donos das terras onde viviam e os lá nascidos seriam livres e em troca, os fugitivos que lá chegassem seriam delatados. Esse acordo foi proposto e aceito por Ganga-Zumba, tio de Zumbi, ele foi líder do Quilombo antes do sobrinho. Dandara foi contra, afinal isso não era fim da escravidão e só garantiria benefícios aos que lá estavam e não para todos os que foram escravizados.

      O local de nascimento de Dandara, Brasil ou continente africano é desconhecido, mas sua morte em terras brasileiras ocorreu em seis de fevereiro de 1694 após a destruição da Cerca Real dos Macacos, que fazia parte do Quilombo de Palmares. Ao ser capturada se jogou de um abismo, preferiu isso a voltar ser uma escrava. Lutou até o fim por sua liberdade e de todos os escravizados.

      Não há registros oficiais de seu rosto. Sempre é retratada de acordo com a visão de quem conta sua história. Escolhi a foto acima.

      Árvore genealógica da família. Todos descendentes do Rei do Congo, ou seja, árvore genealógica de parte da Família Real Congolesa no Brasil. 



Tem alguma informação para acrescentar em meu texto? Comente! 
Não esqueça de curtir a página!  Fique atento aos próximos posts!
   



http:/www.palmares.gov.br/?p=33387
http:/arquivo.geledes.org.br/atlantico-negro/afrobrasileiros/zumbi-dos-palmares/11499-dandara-a-face-feminina-de-palmares
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...