23 de dezembro de 2015

Princesa Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares

      Aqualtune também conhecida por Aqualtune Ezgondidu Mahamud da Silva Santos foi uma princesa congolesa e guerreira. Sua história se passa no século XVII. Avó de Zumbi dos Palmares. Filha do importante Rei do Congo. Mãe de Ganga Zumba o primeiro líder do Quilombo dos Palmares, tio de Zumbi. 
imagem da internet
               Ela comandou um exército de 10 mil homens em 1665, com o objetivo de impedir a invasão do seu reino,  pelos Wachagas, uma invasão provocada pelos Portugueses. Com isso o reino derrotado seria "fonte fácil" para que eles conseguissem escravos. Essa guerra aconteceu no Congo, localizado no continente africano. Infelizmente seu reino foi derrotado e Aqualtune viu a cabeça de seu pai, o Rei, decapitada e exibida em uma igreja. Essa batalha foi chamada de Batalha de Mbwila. 

      Ao ser derrotada, foi aprisionada, teve sua primeira parada em Gana. Dizem ter sido batizada e como prova, teve uma flor marcada com ferro quente em seu seio. Depois foi trazida para o Brasil em um navio negreiro, chegou ao Porto de Recife. Foi vendida como uma escrava reprodutora, pois tinha uma aparência saudável. Seu dono era um fazendeiro de Gado, esse quando soube de sua origem Real, a entregou para um dos piores homens da fazenda. Foi estuprada diversas vezes por um escravo, que obedecia a ordens do seu senhor escravocrata, o objetivo era a reprodução, para isso que foi comprada. 

      Foi vendida ainda grávida, foi para uma localidade chamada Porto Calvo, um engenho Pernambucano. Assim ficou conhecendo o trajeto para o Quilombo dos Palmares. Esse existia desde 1587, formado por alguns escravos, que ali estabeleceram um mocambo que se organizavam de acordo com suas regras. Lá as tradições africanas eram mantidas. Sua localização era entre as montanhas de Pernambuco. 

       Ela organizou a sua fuga e de algumas pessoas escravizadas para aquele quilombo. Para isso tiveram que destruir a Casa Grande, o único meio de conseguir fugir dos horrores que vinha passando, mesmo em fase final de sua gravidez. Talvez o sexto mês. No meio do caminho surgiram mais pessoas escravizadas. Ao chegarem, todos reconheceram a princesa. Então Aqualtune recebeu o governo de um dos territórios quilombolas. 

      Enfim nasceu seu filho, Ganga Zumba um dos chefes mais importantes de Palmares. Juntos começaram a organização da República de Palmares que era composta por povos variados essa tinha a liderança de um chefe supremo. Aqualtune foi fundamental para a consolidação da república, pois possuía conhecimentos políticos, organizacionais e de estratégia de guerra. 

      Depois ela deu a luz a Ganga zona que também ajudou a chefiar Palmares no futuro. Deu a luz também a Sabina, a mãe de Zumbi dos Palmares, o principal líder e guerreiro do Quilombo Palmares. 

      Em 1677, a aldeia de Aqualtune, foi incendiada pelas expedições coloniais. Alguns dizem que ela teria morrido junto vários outros idosos, outros dizem que ela conseguiu fugir e morreu de velhice. A data de morte de Aqualtune é incerta. Porém existe uma lenda que ela teria se tornado uma guerreira imortal. Um espirito ancestral ou anjo da guarda condutor de todos os guerreiros de Palmares até sua destruição que é uma das mais dolorosas da história do Brasil em 1694.

Árvore genealógica da família. Todos descendentes do Rei do Congo, ou seja, árvore genealógica de parte da Família Real Congolesa no Brasil.





Tem alguma informação para acrescentar em meu texto? Comente! 
Não esqueça de curtir a página! Fique atento aos próximos posts!




http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4093:zumbi-ganga-zumba-aqualtune-e-manu-muitos-nomes-uma-so-serra-&catid=99:noticias&Itemid=877
http://serradabarriga.palmares.gov.br/?p=17
http://blogueirasnegras.org/2013/05/28/negras-notaveis-aqualtune-2/
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...