12 de outubro de 2015

Fazer questão de usar nomes pejorativos para cabelos revela sua intolerância racial

      Cabelo duro e ruim não existe.
      Não queria trazer esse assunto para o meu blog, essas questões já deveriam ser de conhecimento de todos há muito tempo, algo resolvido e encerrado. Mas de tanto ouvir e ler comentários que me deram vergonha alheia, decidi escrever. Optei em não colocar o nome dos sites, revistas e pessoas. Não é disso que quero tratar aqui. Na internet tem vários comentários, alguns até piores que esses em vários locais. Ao ler alguns deles, pensei que um dos motivos para as pessoas ainda não usarem o nome correto do cabelo crespo seja falta de informação. Então resolvi pesquisar, colaborar para que as pessoas se informem sobre os tipos de cabelo dos seres humanos e o significado das palavras ruim, duro, etnia e grupo étnico. (pesquisa no fim do post)

      Frase de uma senhora nos comentários de uma coluna em um site:   
      Em outra situação, ao defender um artista que falou de forma discriminatória em uma revista que tranças "para quem tem cabelo ruim é uma salvação", um fã fez o seguinte comentário em um portal de noticias, :   
      Quando falam que cabelo duro não existe, o objetivo não é evitar que os donos de cabelos crespos fiquem "tristinhos", é apenas afirmar um assunto estudado em Biologia. Os cabelos lisos e ondulados são chamados pelas pessoas com seus devidos nomes, sem apelidos ou palavras pejorativas. Então, por que somente o cabelo crespo não pode ser chamado com o nome devido? E a senhora do primeiro comentário escreveu uma grande bobagem, ao dizer que "problematizam o nosso belo vocabulário". Triste é usar uma palavra errônea, ser informada de tal uso e ainda achar que tem o direito de modificar o nosso belo vocabulário. O cabelo de afrodescendentes tem nome. 

      Quem compartilha da opinião dessa senhora, achando que tudo isso é uma loucura das pessoas por não se aceitarem negras, posso responder com certeza, pois sou negra, que é exatamente o contrário. Isso é amar ser negro, amar o grupo étnico a que pertence. Um amor que não permite aceitar as pessoas nomeando de qualquer jeito seu símbolo de identidade. Falta de aceitação e reconhecimento seria ouvir as pessoas fazerem tão pouco de suas características ao ponto de se recusar a chamar o cabelo crespo pelo nome correto.      

      Alguns dirão que sempre falaram assim e isso não é ofensa, quando dizem cabelo duro ou ruim não pensam no significado encontrado no dicionário, afirmam que é apenas "modo de dizer" e a significação para eles é o nome dos cabelos de afrodescendentes. Pensando assim, podemos usar modos de dizer pra tudo, posso dizer que o pássaro nada e o peixe voa, basta quem ouvir compreender que não é isso o que quero dizer. 

      Segundo o pensamento do fã, tudo isso é mimimi. Antigamente chamavam pessoas portadoras da Síndrome de Down de mongol ou mongoloides e deficientes físicos de aleijados, um grande absurdo e falta de respeito. Nos dias de hoje, só de lermos essas palavras sentimos certa repulsa, conseguimos perceber rápido que algo está muito errado e ofensivo ao usarem elas. Nos anos 80, as pessoas eram chamadas assim até na TV em reportagens explicativas sobre o tema. Se fosse nos dias de hoje, ao ser informada do nome correto da síndrome e da forma correta da deficiência motora de alguém, a pessoa diria que é mimimi.  

       Por sinal, só vejo esse tal mimimi ser usado em situações de falta de respeito às pessoas. Se não acha um fato relevante ou quer tentar invalidar um discurso, basta dizer que é mimimi. Se um familiar seu estiver doente e você ficar triste e chorar no trabalho, para quem não conhece a pessoa doente será um fato irrelevante e em vez dela se calar e cuidar dos próprios afazeres vai dar palpite dizendo esse mimimi bestial pra você.
       
       Há quem diga que falta de informação não é racismo ou injúria racial, que sempre vai existir um assunto do qual seremos ignorantes, mas se recusar a aceitar a nomenclatura do corpo humano por mero capricho ou achismo sem se importar em inferiorizar um grupo não é aceitável. Essa recusa em usar o nome correto como é feito nos outros cabelos, sinaliza intolerância. Algo tratável procure um especialista, cuide-se.                                                                                                                                        

 

Tipos de cabelo segundo o grande Atlas do Corpo Humano

      Raça é um conceito usado para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie: A humana. A raça humana possui grupos de pessoas que têm características físicas em comum: cor de pele, estatura, olho, cabelo etc. Nos grupos foram encontrados três tipos de cabelo humano: liso, ondulado e crespo. Somente esses. 

Seguem, segundo o dicionário Michaelis, os significados das palavras duro e ruim:

Ruim: ru.im adj m+f (lat vulg *ruinu, de ruina)

1 Mau (física ou moralmente). Destituído de mérito. 3 Que não serve para nada; que não tem valor. Corrupto, estragado, podre. 5 Inferior, somenos. 6 Imoral. 7 Velhaco. Funesto. 9 Nocivo, pernicioso. 10 Malvado, perverso.

Duro: du.ro adj (lat duru) 

1 Difícil de penetrar, de cortar, de desgastar-se. 2 Sólido. 3 Rijo.4 Consistente: Tem carnes duras. 5 Desagradável ao ouvido. 6 Árduo, áspero.7 Enérgico, forte. 8  Rigoroso, cruel, implacável:  Que dura sorte! 9 Coagulado.10 fam Que está na idade madura. 11 Custoso, difícil: A vida está cada dia mais dura. 12 Nefasto, funesto. 13 Molesto, incômodo. 14 Penoso, triste. 15  Ereto. 16 Apinhado, compacto: O cinema estava duro de gente. 17 gír Valente, resistente. 

Etnia: Grupo biológico culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos costume, língua, raça, religião etc. O termo não é sinônimo de raça, pois a palavra raça tem um sentido exclusivamente biológico. 

Grupo étnico: Um grupo de indivíduos que tem uma certa uniformidade cultural, que partilha as mesmas tradições, conhecimentos, técnicas, habilidades, língua e comportamento.

Miryam, Ferron. Jordy, Rancano - 2007. Grande Atlas do Corpo humano.
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=duro
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=ruim
http://www.coladaweb.com/geografia/racas-humanas
http://www.geledes.org.br/integrantes-da-banda-fly-sao-acusados-de-racismo/#gs.9ePaUQ4
http://www.significados.com.br/etnia/

2 comentários:

  1. Bela explanação você conseguiu cercar por todos os lados a questão. Dizer mais o quê? Só espero que aqueles que possuam tão pensamento errôneo tenham a oportunidade de ler, e que sejam atingidos de modo a não cometerem o mesmo erro de muitos. Meu cabelo é CRESPO com muito orgulho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...