10 de outubro de 2015

Quando te acusam de feminista para camuflar os próprios erros

      Feminista! Fui acusada de ser isso, algumas vezes. Assim, em tom de acusação. Escrevi "ser isso" para enfatizar que foi como acusação.  Todas as vezes que ouvia a palavra levava um susto, daqueles que estremecem o corpo. Era como um palavrão, ficava meio atônita. Ouvia uma coisa, repudiava e lá vinha: - Você é uma feminista! Até que um dia, no meio de uma conversa, meu marido também foi chamado de feminista. Aquilo me chamou a atenção. Tanto que mereceu esse texto.
   
       Voltamos pra casa conversando sobre o episódio, ficamos perplexos, ao constatarmos que ainda existem pensamentos tão toscos, nos dias de hoje. Autoritarismos, com desculpas de "saber seu lugar de mulher na vida". Fiquei feliz em saber que essas ideias não fazem parte dos pensamentos dele. Não encerrei o assunto aí. No outro dia, comecei a fazer uma revisão nas minhas lembranças, avaliando cada momento em que fui "feminista" na opinião das pessoas. Lembrei que antes de casar também já fui chamada assim.
      Abaixo, estão algumas situações contestadas por mim. Presenciei ou tive a opinião consultada em todas, e continuo não concordando com eles. Acho até desaforo alguém esperar que eu tivesse opinião positiva para situações assim. São elas:
  • Um homem casado sair na sexta-feira e só voltar no domingo de noite, desaparecer sem dar satisfação nenhuma. 
  • A mulher ter sua moralidade contestada pelo companheiro ou amigos e familiares dele, quando resolve sair com as amigas ou ir visitar os parentes, no período em que ele desapareceu por vários dias ou foi se divertir com os amigos. 
  • A mulher ser julgada quando termina o relacionamento, por não se sentir satisfeita ou ter descoberto uma traição. Algumas mulheres são consideradas sem juízo e erradas e escutam das pessoas nessas horas: "A mulher sábia edifica o lar, perdoe". Ela deve perdoar se seu coração permitir. 
  • A mulher trabalhar fora o dia inteiro e a noite ser a única responsável por fazer o jantar, lavar a louça e organizar a casa, enquanto o homem só assiste tv (internet, videogame), dizendo que o dia dele foi duro. Só o dele?
  •  A mulher ser a única responsável por ensinar o filho a fazer o dever de casa, quando todos chegam do trabalho. Ela tem que cuidar de tudo em casa enquanto o homem só assiste tv?
  • A mulher não querer se vestir de forma sensual e se maquilar inteira, quando chega do trabalho cansada, ter feito tudo o que relatei acima sozinha, ter que ouvir do companheiro que é obrigação dela estar sempre arrumada para agradar, que assim ela está induzindo ele a arrumar outra. 
  • A mulher trabalhar duro e o marido decidir que ele é quem vai administrar o salário dela. O casal se ajudar e dividir despesas nunca será a mesma coisa que a mulher ter seu salário confiscado ou só poder tirar ele da carteira quando o homem deixa. (deixar? hã!?)
  • O homem gritar e humilhar a companheira, alegando que ganha mais, logo seu dinheiro não vale nada, pois ele é o provedor da casa.
  • A mulher querer ir a uma palestra, fazer um curso ou qualquer tipo de estudo e o companheiro dizer que ele não pode olhar o filho sozinho, afinal, ele trabalhou o dia todo (só ele né!) e na hora em que decide fazer o mesmo, ele simplesmente vai e não se preocupa com a opinião da companheira.
  • O homem decidir o tipo de tecnologia que ele acha ser bom para a companheira, determinar que ela deve ter somente um celular ou tablet, alegando que uma mulher não precisa de computadores, pois em seu mundo não é necessário mais do que usar redes sociais. (Sim, já ouvi um homem dizer isso.)
      
      Em relação ao tom acusador no uso da palavra feminista, percebi que muitos homens fazem isso, quando são contestados nos seus mandos e desmandos. Querem que suas atitudes sejam aceitas como normais por todos ao seu redor, pessoas que não concordam com seu pensamento são insolentes ou estão trazendo ideias que farão que a sua companheira perceba que está em situação de abuso. 

      Outras situações: sofrer violência física, achar normal ser estuprada, ser obrigada a abortar por exigência do outro, ser obrigada a fazer sexo grupal, mesmo odiando. Esses atos não precisam do julgamento ou opinião de terceiros para serem inaceitáveis Os exemplos que dei aqui parecem exageros, mas pense bem, você conhece alguém que tem uma história triste assim para contar. Eu conheço. Então, não se trata de ser ou não feminista, e sim de não aceitar ver mulheres sendo exploradas financeiramente, tratadas como serviçais ou ser cúmplice de crime. 

      Depois, fui refletir sobre o estremecimento causado em mim pela palavra feminista. Muitos homens criticam o tal "feminismo", pois eles passaram a ser questionados, tiveram que rever seus conceitos. Suas atitudes negativas são reprovadas pelas mulheres e por muitos homens também. Leis de proteção à mulher passaram a existir. Então, trataram logo de depreciar aquilo, invalidando discursos, diminuindo sua força. E quando digo homens, falo sério, muitos não acham nada bonito tratar uma mulher assim.  

      A palavra passou a ser usada pejorativamente por esses que criticam. Diziam que "seguidoras" são mulheres que não depilam as axilas ou lugar algum, que querem se vestir como homens, odeiam o casamento, transam com vários homens por dia ou que não transam e odeiam sexo, que não conseguem encontrar um homem, são lésbicas ou odeiam a maternidade, que odeiam crianças, que obrigam ou incentivam e ensinam seus filhos serem gays ou lésbicas, que feministas acham o aborto bom porque são todas assassinas de criança, que ensinam as crianças a desrespeitar os pais e professores, que odeiam homens, que querem roubar o lugar dos homens na sociedade, que o homem deve obedecer a mulher, ... ufa! Só não escutei dizerem que são canibais (era só o que faltava)!

        Algumas mulheres estão tolerando abusos, achando que o ato de contestação ou denúncia fará com que sejam vistas dessa forma. Não podemos agir baseadas em informações distorcidas e preconceituosas sobre o assunto. O que dizem sobre as feministas é verdade? Não, são apenas rótulos usados fora de contexto ou generalizados. Concordar ou não com o feminismo não significa tolerar falta de respeito. O motivo pelo qual alguns homens usam a palavra feminista como acusação? Quando o tiram da zona de conforto apontando a falta de respeito ao próximo.  O motivo pelo qual a palavra feminista foi usada contra mim? Contando com a minha falta de conhecimento de certos assuntos, a palavra foi usada como um efeito silenciador. Tenho que ter muito cuidado com pessoas que tentam desrespeitar as outras, fazendo uso das palavras para invalidar discursos. Tenho que ter cuidado também para não me tornar uma pessoa que forma conceitos baseada em ignorância.
        Mulheres respeitem- se.  Homens respeitem suas esposas e seu casamento!  

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...