13 de novembro de 2015

Coleção História Geral da África UNESCO (pdf grátis)

      Esses livros não podem faltar nos arquivos de um blog que tem o objetivo de oferecer uma singela contribuição  no conhecimento e construção de identidade das pessoas. É uma coleção rica, optei em tirar informações dela para construir essa postagem.

Imagem do Ministério da Educação
     
"...a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente..." Trecho tirado do site da Unesco.

      "A África tem uma história. Já foi o tempo em que nos mapas-múndi e portulanos, sobre grandes espaços, representando esse continente então marginal e servil, havia uma frase lapidar que resumia o conhecimento dos sábios a respeito dele e que, no fundo, soava também como um álibi: “Ibi sunt leones”. Aí existem leões. Depois dos leões, foram descobertas as minas, grandes fontes de lucro, e as “tribos indígenas” que eram suas proprietárias, mas que foram incorporadas às minas como propriedades das nações colonizadoras. Mais tarde, depois das tribos indígenas, chegou a vez dos povos impacientes com opressão, cujos pulsos já batiam no ritmo febril das lutas pela liberdade. Com efeito, a história da África, como a de toda a humanidade, é a história de uma tomada de consciência".  Joseph K. Zerbo, Coleção História Geral da África.

Os livros estão em pdf,  fonte de download segura (site da Unesco), basta clicar e salvar.


História Geral da África - I

Metodologia e pré-história da África. 

Pré-história.

"...É preciso reconstruir o cenário verdadeiro. É tempo de modificar o discurso. Se são esses os objetivos e o porquê desta iniciativa, o como – ou seja, a metodologia – é, como sempre, muito mais penoso... "Joseph K. Zerbo. Trecho do livro.


Para download do livro clique aqui.






História Geral da África - II

África Antiga (final do Neolítico em torno de VIII milênio antes da Era Cristã) até o início do século VII da Era Cristã.  Abrange cerca de 9 mil anos) 

Gamal Mokhtar.










História Geral da África - III

África do século VII ao XI

Mohammed El Fasi tendo como assistente I. Hrbek










História Geral da África - IV

África do século XII ao XVI

Djibril Tamsir Niane











História Geral da África - V

África do século XVI ao XVIII

Bethwell Allan Ogot












História Geral da África - VI

África do século XIX à década de 1880

JF. ADE Ajayi














História Geral da África - VII

África sob dominação colonial, 1880-1935

Albert Adu Boahen













História Geral da África - VIII

África desde 1935

Ali A. Mazrui tendo como assistente C. Wondji


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...