15 de março de 2014

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil download, aulas em vídeo e slides

Vamos estudar? As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil?

Clique na imagem para download, local seguro o próprio MEC.


Link para slide explicativo da DCNEI.

Resolução 05 2009 DCNEI Professora Beatriz Dornelas.

  •  Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2009 – CNE/CEB revogando-se as disposições em contrário, 2. especialmente a Resolução CNE/CEB nº 1/99.
  • Para que serve?
  • Currículo.
  • Proposta pedagógica.
  • Educação Infantil primeira etapa da educação básica.
  • Obrigações.
  • Princípios.
  • Garantias.
  • Assumindo responsabilidades.
  • Convivência entre adultos e crianças.
  • Promovendo a igualdade.
  • Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade 
  • Previsão no PPP
  • A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança
  • A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias
  • O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local
  • O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças.
  • Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos.
  • A acessibilidade. 
  • A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América. 
  • O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação.
  • A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência – física ou simbólica – e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família.
  • Previsão no PPP - Povos Indígenas.
  • Previsão no PPP – Crianças de origem diversas.
  • Práticas pedagógicas:
  1. Devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências;
  2. Que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e formas de expressão;
  3. Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais;
  4. Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
  5. Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
  6. Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;
  7. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
  8. Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
  9.  Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
  10. Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
  11. Possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
  • Procedimentos de Avaliação.
  • Orientações Finais.
  • Respeitar as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
  • Cabe ao Ministério da Educação elaborar orientações para a implementação dessas Diretrizes. 
  • A presente Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
YouTube:
Vídeo 1: Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. 
Um panorama sobre o documento. Univesp Tv:

Vídeo 2: Perfil do Educador Infantil.
A professora Maria Malta, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora da PUC de São Paulo, aprofunda um assunto fundamental para a educação infantil - a formação e a identidade dos educadores de crianças pequenas.

Vídeo 3: Avaliação na Educação Infantil - legislação, pesquisas e práticas Univesp Tv
Programa do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp. O programa aborda as leis e os documentos que tratam da avaliação na educação infantil. Além das

                                        

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