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Resolução 05 2009 DCNEI Professora Beatriz Dornelas.
- Resolução nº 5 de 17 de dezembro de 2009 – CNE/CEB revogando-se as disposições em contrário, 2. especialmente a Resolução CNE/CEB nº 1/99.
- Para que serve?
- Currículo.
- Proposta pedagógica.
- Educação Infantil primeira etapa da educação básica.
- Obrigações.
- Princípios.
- Garantias.
- Assumindo responsabilidades.
- Convivência entre adultos e crianças.
- Promovendo a igualdade.
- Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade
- Previsão no PPP
- A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança
- A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias
- O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local
- O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças.
- Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos.
- A acessibilidade.
- A apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América.
- O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação.
- A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência – física ou simbólica – e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família.
- Previsão no PPP - Povos Indígenas.
- Previsão no PPP – Crianças de origem diversas.
- Práticas pedagógicas:
- Devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências;
- Que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e formas de expressão;
- Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais;
- Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
- Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
- Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;
- Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
- Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
- Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
- Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
- Possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.
- Procedimentos de Avaliação.
- Orientações Finais.
- Respeitar as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
- Cabe ao Ministério da Educação elaborar orientações para a implementação dessas Diretrizes.
- A presente Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
YouTube:
Vídeo 1: Referencial Curricular Nacional para a educação infantil.
Vídeo 1: Referencial Curricular Nacional para a educação infantil.
Um panorama sobre o documento. Univesp Tv:
Vídeo 3: Avaliação na Educação Infantil - legislação, pesquisas e práticas Univesp Tv
Programa do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp. O programa aborda as leis e os documentos que tratam da avaliação na educação infantil. Além das
Vídeo 2: Perfil do Educador Infantil.
A professora Maria Malta, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora da PUC de São Paulo, aprofunda um assunto fundamental para a educação infantil - a formação e a identidade dos educadores de crianças pequenas.Vídeo 3: Avaliação na Educação Infantil - legislação, pesquisas e práticas Univesp Tv
Programa do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp. O programa aborda as leis e os documentos que tratam da avaliação na educação infantil. Além das